7 Filmes Sobre a Segunda Guerra Mundial

A História sempre esteve e estará presente no cinema, em momentos importantes ou apenas para relatar fatos. Um assunto bastante abordado é a Segunda Guerra Mundial. Diante de tantas situações ocorridas nessa época, os filmes nos ajudam a entender o que pode ter acontecido ou idealizar o que imaginávamos. Segue a lista: 

7 – A Lista de Schindler (Schindler’s List)

Imagem

 

O filme conta a história de Oskar Schindler, alemão que salvou a vida de milhares de judeus durante o Holocausto ao empregá-los em sua fábrica. Venceu 7 Oscars incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor (Steven Spielberg). 

6 – O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)

Imagem

Ambientado durante a Batalha da Normandia, o filme começa de forma intensa. Os primeiros 27 minutos mostram o ataque costeiro na Praia de Ohama, em 1944. Depois disso, o longa mostra a busca do Capitão John H. Miller (Tom Hanks) e outros 7 homens pelo paraquedista James Francis Ryan (Matt Damon) um dos sobreviventes entre 4 irmãos militares. Venceu o Oscar de Melhor Diretor (Spielberg novamente).

5 – O Pianista ( The Pianist)

Imagem

Inspirado na autobiografia e nas memórias de Władysław Szpilman (interpretado por Adrien Brody), o filme conta a história do próprio pianista ao se ver refugiado em meio aos primeiros bombardeios da Guerra. Mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para cercarem os judeus em determinadas áreas, e a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Venceu 3 Oscars, os de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

4 – O Grande Ditador (The Great Dictator)

Imagem

 

Chaplin interpreta dois personagens, Adenoyd Hynkel, um ditador alemão muito parecido com Hitler e e um barbeiro judeu quase sósia do ditador. A coincidência faz os dois serem confundidos em plena campanha de Hynkel. O filme é de 1940 e começou a ser produzido antes do início da Guerra. 

3 – Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds)

Imagem

A visão de Tarantino não poderia faltar na lista. Basicamente o filme mostra dois planos para assassinar Hitler e outros líderes da Alemanha nazista. Um deles é planejado pela francesa judia proprietário de um cinema Shosanna/Emmanuelle Mimieux (Mélanie Laurent) e o outro pelo tenente Aldo Raine (Brad Pitt) e seus fiéis aliados. Christoph Waltz ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

2 – A Queda – Os Últimos Dias de Hitler (Der Untergang)

Imagem

Traudl Junge (Alexandra Maria Lara), secretária particular de Hitler, narra os últimos dias do líder alemão que estava confinado em uma espécie de quarto de segurança máximas. O Filme foi indicado os Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

1 – Império do Sol (Empire Of The Sun)

Imagem

Relata a história de um garoto inglês de onze 11 anos de idade, Jim Graham (Christian Bale) que vive na cidade de Xangai. Com a invasão da China pelo Japão em meio a Segunda Guerra, ele se separa de sua família e acaba indo parar em um campo de concentração onde se vê obrigado a fazer de tudo para sobreviver. O filme teve 6 indicações ao Oscar.

A História e o Cinema são fascinantes, e quando os dois caminham juntos, resta a nós aproveitar e apreciar. Muitos outros filmes tratam essa parte importante da História Mundial, se o seu preferido ficou de fora, diga pra gente nos comentários. Até a próxima! 

 

por Andressa Oliveira

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s