Sejam Bem Vindos Aos Sete Reinos

Hoje em dia, quem não conhece Game of Thrones? Uma grande leva da sociedade está fascinada com esse novo mundo, de Westeros até Essos, bem ao sul e além da muralha. Vista praticamente como a nova Terra-Média, esses Sete Reinos + Cidades Livres tem conquistado os fãs de fantasias do mundo todo, seja por meio de seus livros ou por meio da série da HBO, o fato é que todos nós sabemos que o inverno está chegando.

Muitos reclamam sobre a enorme quantidade de personagens e aí no momento seguinte reclamam da morte de muitos personagens… Sabe, como a Cercei Lannister disse: quando você joga o jogo dos tronos, ou você ganha ou morre. Todos esses que morreram estavam ou tentando ganhar o trono de ferro ou estavam no meio do caminho de alguém que queria. Não são temas absurdos e sim muito atuais, se você olhar de perto. A busca implacável pelo poder acaba jogando sujo, assim como na história. Conseguir ver a realidade no meio de tanta fantasia, em um mundo tão diferente, é um dos principais motivos do grande sucesso desta história.

Em 1991, George R. R. Martin começou a escrever a história de fantasia épica Guerra dos Tronos. A saga terá sete volumes, sendo que atualmente já tem cinco destes livros lançados e o sexto já está sendo escrito. A história se passa em uma Europa medieval, onde ocorre ainda a vassalagem. Os suseranos são os que pertencem às casas mais importantes do reino e essas são: Stark, Lannister, Tully, Baratheon, Greyjoy, Arryn, Tyrell, Frey e Targaryen.

housess

O reino, por sucessão de nascimento, deveria ser dos Targaryen, mas devido à Rebelião de Robert Baratheon que contou com a ajuda de outras grandes casas, como Stark, Tully, Lannister e Arryn, o trono passou a ser dos Baratheon. O rei Aerys II Targaryen foi morto por um de seus guardas pessoais, Jaime Lannister, que ficou conhecido como o Regicida. Rhaegar, filho de Aerys, foi morto por Robert Baratheon na Batalha do Tridente. Aerys ainda tinha mais dois filhos, os pequenos Viserys e Daenerys, que foram levados para as cidades livres e lá foram criados.

Tudo começou porque a irmã de Eddard Stark, Lyanna Stark, fora prometida a Robert Baratheon, no entanto, diz-se que ela foi raptada por Rhaegar, de modo que Robert enfureceu-se com a perda de sua amada. O trono foi tomado por Robert, mas Lyanna nunca chegou a ser dele, pois morreu. As última palavras de Lyanna foram ditas para o irmão, Eddard e repercute o mistério até hoje “prometa-me, Ned”. Não se sabe exatamente o que fora pedido além de ter seu corpo enterrado em Winterfell, já que Ned vira e mexe pensa como foram promessas difíceis, mas inegáveis devido ao estado de Lyanna.  Robert Baratheon casou-se então com Cercei Lannister, mas nunca deixou de amar Lyanna. Com Cercei, tivera três filhos: Joffrey, Tommen e Mycella.

A história se desenvolve depois da ida de Lorde Eddard Stark para Porto Real, à pedido de Robert, para ser a Mão do Rei. Ned leva suas filhas Arya e Sansa, sendo que a última fora prometida para o filho mais velho de Robert, Príncipe Joffrey. Ned tem ainda mais quatro filhos, sendo um deles seu bastardo, que após sua ida para Porto Real, decidira viver na Muralha como um irmão juramentado, vestindo o negro. A vida na Muralha é um outro enfoque da história.

Do outro lado do mar, nas cidades livres, Viserys Targaryen casa sua irmã Daenerys com Khal Drogo, um Dothraki. Viserys casou-a com Drogo em troca de um exército, para que assim ele pudesse recuperar o Trono de Ferro, em Porto Real, de modo que esse é o terceiro ponto da história. As intrigas e inúmeras mentiras para sobreviver ao jogo dos tronos é o quarto ponto fulcral da história.

Em Ponta do Dragão, vive Lorde Stannis Baratheon, irmão de Robert, que está se envolvendo com Melisandre, uma mulher mística vinda de Asshai, do outro lado do oceano. O uso de magia e a manipulação de Melisandre focando sempre o Trono de Ferro, completa os principais pontos da saga.

As Crônicas de Fogo e Gelo (como é chamada a saga) tem então cinco pontos principais, ao norte, ao sul, no litoral e no exterior. A história é densa, repleta de mensagens subliminares, mistérios, intrigas, segredos, mentiras. Uma verdadeira história dentro da história. A Guerra dos Tronos envolve o leitor, faz com que ele se sinta dentro da história, vivendo cada momento, amando e odiando cada personagem novo que aparece. E lembrem-se: brace yourselves, ’cause winter is coming!

hbo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s